ANJOS DOS VIAJANTES: Você Já Encontrou Com Algum Deles? Eu já!

Gabriela Ribeiro      quinta-feira, 10 de maio de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Você já cruzou com algum anjo dos viajantes?!

 

Eu já! E poderia contar muitas histórias de todos esses seres que um dia cruzaram o meu caminho, fazendo toda a diferença no desfecho das minhas histórias por ai.
 

Bem, mas você sabe o que é um anjo dos viajantes?

 

Quando estamos em terras desconhecidas, estes seres aparecem em nossa vida em formato de estrangeiro ou na pele de uma conterrânea para salvar o nosso dia. São peritos em mostrar um caminho secreto, uma paisagem escondida que, sem uma dica de ouro dos tais anjos, jamais teríamos a oportunidade de conhecer e desfrutar. Quando menos esperamos um deles surge para nos proteger, salvar de perigos... Nos divertir de maneira peculiar.
 
Numa aventura far away from home, no Marrocos, eu estava com mais três amigas numa viagem noturna de trem com duração de 9h, e um desses anjos entrou em nossa cabine.
 
Sem pedir licença, colocou sua bagagem no meio da nossa e começou a falar conosco em árabe com muita empolgação.
 
Hááá! Nenhuma de nos falava árabe e demonstramos isso. Mesmo assim, ela não desistiu e seguiu falando.
 
Pegamos dicionários de francês, inglês, espanhol e português. Não adiantou nada!
 
Quando buscamos, avidamente, compreender o que aquela senhora marroquina queria dizer, através de mímicas e de tudo que comunicação não verbal permite, descobrimos o que de fato significa a linguagem dos anjos: Não podemos entender uma palavra do que eles dizem, mas nosso coração pode sentir e captar a mensagem. Ela estava dizendo que cuidaria de nós durante toda a jornada.
 

Mas como aquela senhora cuidaria da gente???

 

Ah, ela cuidou. O que não sabíamos é que apenas homens entravam naquele trem durante a noite. E, claro, quatro meninas estrangeiras, “descobertas”, que não fossem espertas poderiam se meter em confusão.
 
O trem iniciou a viagem e o sono foi pegando, inclusive no anjo marroquino. Entretanto, cada vez que o trem parava para os passageiros (grande maioria homens) entrarem, nossa guardiã acordava e ia para a porta da cabine ate a circulação de gente parar. O trem andava, ela voltava dormir.
 

E assim ela nos protegeu durante a viagem INTEIRA.

 

Chegando em Marrakesh ela nos conduziu a uma mulher que fala inglês e que nos ajudou a encontrar uma hotel legal e um guia muito especial para nos conduzir pelo enorme e misterioso mercado da cidade.
 
Como uma defensora da paz e das relações interculturais, ao atentar para as características desses anjos, como generosidade, solidariedade, criatividade para o entendimento, flexibilidade... Entendo que estamos falando de intercultura!
 

Ser intercultural é isso: é estar atento as pessoas ao seu redor e se propor a deixar uma marca bonita na vida delas.

 
E deixar com que a elegância e a curiosidade em direção ao diferente e até mesmo ao que nos causa desconforto se façam presente em nossas atitudes e palavras.
 
Não importa que não falemos a mesma língua ou que nossas roupas sejam completamente distintas. O que nos une é o amor, desejo genuíno de colaborar e o esforço de ambas as partes de
 
Poderíamos ter pedido para o anjo marroquino para se retirar, afinal, não foi convidada a viajar em nossa cabine.
 
Poderíamos ter desistido de entendê-la ou até mesmo não ter dado espaço para a conversa.
 
Poderíamos...
 
Mas escolhemos ser educadas e gentis.
 
Escolhemos sim, pois quanto mais responsabilizamos a nós mesmos pela forma como agimos e como queremos atingir as pessoas, mas chance temos de imprimir nos relacionamentos e fatos a cor que desejamos.
 
A pessoa intercultural não teme se responsabilizar pelo que faz, pois baseia suas ações em valores elevados e nas melhores intenções.
 
Ah... e como vale a pena viver a vida assim! Se preocupar em ser feliz, mas também provocar alegrias, alívio e conforto nos outros.
 
Repito a pergunta acima: você já encontrou algum desses anjos? E preste atenção, se a resposta é negativa, pode ser que suas idéias e atitudes estejam repletas de etnocentrismo e preconceito. Os anjos dos viajantes, por mais que desejem, não conseguem se aproximar de gente assim.
 
E não importa se você está fazendo intercâmbio por alguns meses, sendo expatriado por alguns anos ou morando no exterior por tempo indefinitivo: todos precisamos de ajuda em algum momento.
 

E outra questão, amigos: Vocês têm sido anjos por aí?

 

Comentários

Gabriela Ribeiro Psicóloga e Treinadora Intercultural

Gabriela Ribeiro

 

Sou psicóloga e treinadora intercultural apaixonada e curiosa por esse planeta, por diferentes culturas e migrações. Paixão que me leva a desbravar diferentes lugares e formas de viver - e sentir na pele as dores e delícias da vida no exterior. Atualmente vivo em Londres, já morei na Nova Zelândia, fiz um mestrado em Comunicação Intercultural na Suiça e estive em 31 países.  Há 12 anos entendi que a minha missão é ajudar as pessoas a serem felizes longe de casa. Ou melhor, é ajudá-las a se sentirem em casa  em qualquer lugar do mundo, convivendo com a diversidade cultural e sendo o melhor que puderem ser. Para si e para os outros.