AUSÊNCIA: Como Estar Junto Quando Vivemos Longe?

Gabriela Ribeiro      domingo, 13 de maio de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Há um buraco na vida de quem mora no exterior que é muito difícil de preencher: estar longe de casa e de seus queridos em momentos significativos.

 

Alguns estão em seus programas de intercâmbio, outros são executivos e suas famílias que cumprem suas missões internacionais.

 

Não importa a idade e nem onde estão, quando se trata de estar longe em situações especiais, todos dariam tudo para se tele transportar por uma noite, por uma tarde, por 3 horinhas.

 

Vocês que estão em terras estrangeiras, entendem bem do que falo.

 

É duro estar longe das comemorações únicas e brindes prá lá de felizes que deveriam ficar para sempre na memória, como o casamento do melhor amigo, nascimento do primeiro sobrinho, formatura da prima. Ou ausentes em momentos doloridos como a perda de alguém especial, um divórcio, ou qualquer situação em que tudo que se deseja é estar perto, poder dar um abraço protetor, um olhar carinhoso.

 

Ausentes?! Bem, apenas fisicamente!

 

Durante os meus atendimentos procuro sempre ajudar as pessoas a dissolverem a culpa, tristeza e as carências, principalmente por serem sentimentos destruidores e não terem nenhum propósito inteligente para resolver o problema em questão.

 

Estar longe, não precisa significar estar ausente.

 

Sei que é uma pena não poder estar lá – já vivi isso na pele, no coração, nos caminhos saudosos da minha mente.

 

Contudo, however, porém, todavia... chorar, reclamar, se afundar em pensamentos que não ajudam, só te deixam mais ausentes ainda. Percebe isso?

 

Se você está muuuito longe, mas o desejo é estar junto e dar um suporte, celebrar, dividir as alegrias ou as angústias, o melhor que faz é transformar a mágoa e a chateação em algo produtivo e pensar EM COMO COMPENSAR A DISTÂNCIA FÍSICA.

 

Transmutar todos esses sentimentos dando espaço à criatividade, ao esforço, à superação e inteligência emocional, é necessário para estar longe, mas ao mesmo tempo, pertinho e muito presente.

 

Como? Cada um sabe a melhor maneira de tocar aqueles a quem ama.

 

Mas algumas idéias são sempre bem vindas:

 

  • Escreva aquela carta de amor e gratidão, com palavras que nunca se animou a dizer
  • Mande um presente especial pelo correio (e aqui não falo de algo caro, mas algo que esteja de fato conectado com a pessoa para quem está enviando)
  • Faça um vídeo bem espontâneo sendo você mesmo(a) e dizendo o que sente
  • Envie flores
  • Envie cartões postais dos lugares por onde passa, com mensagens escritas a mão
  • Marque uma festa ao mesmo tempo pelo Skype/Facetime - e por que não brindar online?

 

Idéias não faltam!

 

O fundamental é você expressar o que quer como se tivesse perto e que a mensagem chegue bem clara para quem você deseja.

 

Tais ações não substituem de fato o seu abraço em tempo real e o timtim das taças ao vivo e a cores.

 

Porém aposto fortemente que seu coração ficará mais tranquilo e quem receber o seu recado nunca esquecerá “da sua presença”. Ainda mais um recado em um formato criativo, afetuoso e vindo de longas distâncias.

 

Comentários

Gabriela Ribeiro Psicóloga e Treinadora Intercultural

Gabriela Ribeiro

 

Sou psicóloga e treinadora intercultural apaixonada e curiosa por esse planeta, por diferentes culturas e migrações. Paixão que me leva a desbravar diferentes lugares e formas de viver - e sentir na pele as dores e delícias da vida no exterior. Atualmente vivo em Londres, já morei na Nova Zelândia, fiz um mestrado em Comunicação Intercultural na Suiça e estive em 31 países.  Há 12 anos entendi que a minha missão é ajudar as pessoas a serem felizes longe de casa. Ou melhor, é ajudá-las a se sentirem em casa  em qualquer lugar do mundo, convivendo com a diversidade cultural e sendo o melhor que puderem ser. Para si e para os outros.