Como a PRIMAVERA INFLUENCIA O HUMOR no Norte do mundo

Gabriela Ribeiro      sábado, 23 de março de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Obaaa! A primavera chegou essa semana no Hemisfério Norte, trazendo dias mais longos, clima mais quente e flores novas para alegrar os nossos dias. É muito bom ver o colorido invadindo a cidade, mesmo que aqui na Inglaterra ainda esteja friozinho e o sol tímido tenha se escondido atrás das nuvens nos últimos dias.

 

Nessa época as pessoas começam a retornar aos parques, porque a temperatura vai ficando mais amena e as árvores floridas se tornam um espetáculo para os nossos olhos. Nos últimos três meses a parte externa do café do parque aqui na frente de casa estava tão vazia, até porque tudo fica molhado e gelado. Ontem passei por ali e já tinha mais gente tomando café na companhia do seu dog e mamães relaxando com seus bebês. Os passarinhos colaboraram cantando alto para todo mundo ouvir.

 

E não são apenas as flores que desabrocham, não… parece que tudo volta a ter mais vida! Até o humor muda. Muda mesmo!

 

 

Durante a caminhada no parque ontem, eu vi mais sorrisos e ganhei mais “bom dias”, vi gente se movimentando, escutei crianças brincando e os tais passarinhos cantores que deixaram seus ninhos. Na verdade, parece que as pessoas florescem também! Principalmente, depois de 3 meses convivendo com o frio e dias cinzentos.

 

Vocês sabiam que a depressão sazonal é uma realidade nos países nórdicos e, geralmente, se manifesta no outono e se estende pelo inverno?

 

Em inglês é chamada de seasonal affective disorder (SAD), porque é uma depressão relacionada as mudanças de estação. A causa é lógica: nessa época a duração do dia é mais curta e a baixa exposição a luz solar afeta o relógio biológico, gerando uma baixa na produção de serotonina, que é o hormônio que influencia o nosso humor, pois produz bem-estar e felicidade.

 

Desde 2005, o calendário conta com a Blue Monday (segunda-feira azul), que é a terceira segunda-feira do mês de janeiro e acredita-se que é o dia mais deprimente do ano.  Essa foi a conclusão de um professor universitário a partir de uma fórmula a qual considerou as seguintes variáveis:

 

  • É o dia mais curto do ano, ou seja, mais escuro e frio;
  • É quando chega a fatura do cartão de crédito gerada no Natal;
  • E as pessoas se frustram porque ainda não colocaram em prática as resoluções do Ano Novo.

 

O resultado dessa equação são baixos níveis de motivação.

 

Então, claro que a chegada da primavera é medicinal em muitos aspectos. Traz luz, alegria e ânimo! Acho que só estando aqui depois de um ou dois invernos para entender como é sentir isso na pele.

 

 

No Sul do Brasil também temos as quatro estações e suas peculiaridades e eu sempre gostei de todas elas na mesma medida. Eu aprecio a beleza que cada uma tem a oferecer. Os tipos de programa, a culinária, as roupas, as mudanças da natureza e toda a atmosfera. Acontece que desde que voltei a morar em Londres eu percebo que, a cada ano, eu celebro mais o florescer e a claridade lá fora, tornando a chegada da primavera a minha queridinha do momento.

 

Eu já trabalhei essa questão com algumas pessoas que atendo e moram em países do Norte. Mas só depois da terceira primavera aqui eu senti com mais intensidade a transformação do meu humor e disposição. Percebi o mesmo com as pessoas ao meu redor. Não passei por períodos de depressão, nem tristezas profundas, mas me peguei mais introspectiva e séria. Me senti menos produtiva em vários aspectos, também.

 

E foi justamente na mudança de estação que ficou mais claro a influencia de cada uma delas no humor. Ah, eu também voltei a sorrir mais! E ter vontade de explorar esse lugar tão legal.

 

Sugiro que quem estiver pelo Norte do globo, aproveite com consciência essa vibe do desabrochar maravilhosa, a medicina das cores, flores e sons que estão por aí. E que a natureza nos presenteia gratuitamente.

 

COMO?

 

  • Faça um roteiro para curtir diversos parques e jardins da sua cidade. Cada um tem árvores e flores diferentes, paisagens muito lindas. Para quem está em Londres, aqui tem algumas dicas de lugares que vão transbordar de flores no próximo mês. Fotos lindas podem ser feitas nesses lugares, viu?
  • Procure fazer passeios para o interior, cidades pequenas, onde a natureza ressalta ainda mais a sua beleza
  • Aproveite os cafés e restaurantes com áreas externas
  • Faça caminhadas perto dos rios e lagos.
  • Pesquise as trilhas disponíveis onde você mora. Geralmente, elas levam a lugares muito astral, escondidos e vistas de tirar o fôlego.
  • Ao marcar encontro com os amigos, combine em áreas externas com vista para a natureza
  • Organize picnics :)
  • Se for ler um livro ou assistir uma série, por que não fazer do parque?
  • E se tiver jardim, use e abuse desse espaço. Coloque flores, luzes e deixe bem charmoso e convidativo.

 

Use a sua criatividade e seus próprios gostos! Só não deixe de voltar a celebrar a natureza e a vida aí fora. Dessa forma, além de estar vendo e vivendo o que o lugar tem a te oferecer nessa época, já estará aumentando os níveis de serotonina do seu organismo. E impulsionando a alegria, novas descobertas e leveza.

 

Cada estação tem a sua energia e propósito. Tudo faz parte do ciclo da vida e está aqui a nosso favor. Respeito e valorizo a introspecção do inverno e seu convite para nos voltarmos para nós mesmos, but, excuse me, agora é hora de sair, explorar, gargalhar mais, agradecer, celebrar, dançar e cultivar a alegria!

 

Lets blossom nice people!?

 

 

Comentários

Gabriela Ribeiro Psicóloga e Treinadora Intercultural

Gabriela Ribeiro

 

Sou psicóloga e treinadora intercultural apaixonada e curiosa por esse planeta, por diferentes culturas e migrações. Paixão que me leva a desbravar diferentes lugares e formas de viver - e sentir na pele as dores e delícias da vida no exterior. Atualmente vivo em Londres, já morei na Nova Zelândia, fiz um mestrado em Comunicação Intercultural na Suiça e estive em 31 países.  Há 12 anos entendi que a minha missão é ajudar as pessoas a serem felizes longe de casa. Ou melhor, é ajudá-las a se sentirem em casa  em qualquer lugar do mundo, convivendo com a diversidade cultural e sendo o melhor que puderem ser. Para si e para os outros.