Como você tem se RELACIONADO COM A CULTURA do país onde está?

Gabriela Ribeiro      sexta-feira, 5 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Como você tem se RELACIONADO COM A CULTURA do país onde está?

 

Você se interessa em OBSERVAR o comportamento das pessoas, CONHECER a história do povo, o que eles têm vivido ao longo do tempo, ENTENDER o porquê as coisas são como são?

 

Se sim, lindo! Essas atitudes demonstram CURIOSIDADE e RESPEITO.

 

Você tem se disposto a EXPERIMENTAR um pouco dos hábitos deles? Por exemplo, o jeito que eles socializam, celebram, trabalham, se comunicam, ou já se aventurou pela sua culinária?

 

Maravilha se a sua resposta for sim! Pois é sinal de ABERTURA A EXPERIÊNCIA e FLEXIBILIDADE. E de CORAGEM, também. Qualidades que abrem a mente de qualquer um, aguçam os sentidos, exercitam a inteligência e aumentam o repertório de conversas boas e novos comportamentos para o resto da vida.

 

E você (mesmo amando loucamente a sua cultura) já abriu espaço aí dentro para APRECIAR essas novas referências culturais? Eu falo de SE PERMITIR EXPERIMENTAR, GOSTAR e ADICIONAR novos hábitos, sabores, lógicas e afetos ao seu jeito de levar a vida.  A admiração da cultura do outro nos aproxima como seres humanos.

 

Se você tem feito esse exercício, eu fico muito feliz por você!  Você está EXERCITANDO AS POTÊNCIAS DO SEU CORAÇÃO E INTELECTO para se abrir para o diferente e ver beleza nele. Você está somando e crescendo.

 

E veja bem, ninguém e obrigado a gostar de nada que não queira, viu? Está tudo bem se algumas coisas não fazem sentido para você ou não fecham com os seus valores. Mas como saber se não compreender ou tentar?

 

É saudável manter a própria cultura, a brasilidade, independente de onde estiver no globo. Mas se quiser se INTEGRAR, de verdade, em outro país, é preciso abrir espaço para

 

OBSERVAR

CONHECER

EXPERIMENTAR

APRECIAR

 

o que outros povos tem a oferecer. Assim se multiplica saberes, se conhece muita gente boa e percebe que o mundo é feito de uma bela e gigante diversidade.

 

Se você não tem feito nada disso, tem vivido apenas em meio a brasileiros, sofre ou tem vergonha de criar esses momentos com nativos ou estrangeiros… como tem sido para você essa experiência?

 

Posso te ajudar a ter uma experiência internacional/intercultural mais plena, completa e feliz?

 

www.interculturando.com.br

Comentários

Gabriela Ribeiro Psicóloga e Treinadora Intercultural

Gabriela Ribeiro

 

Sou psicóloga e treinadora intercultural apaixonada e curiosa por esse planeta, por diferentes culturas e migrações. Paixão que me leva a desbravar diferentes lugares e formas de viver - e sentir na pele as dores e delícias da vida no exterior. Atualmente vivo em Londres, já morei na Nova Zelândia, fiz um mestrado em Comunicação Intercultural na Suiça e estive em 31 países.  Há 12 anos entendi que a minha missão é ajudar as pessoas a serem felizes longe de casa. Ou melhor, é ajudá-las a se sentirem em casa  em qualquer lugar do mundo, convivendo com a diversidade cultural e sendo o melhor que puderem ser. Para si e para os outros.