Uma Festa de Casamento Intercultural

Gabriela Ribeiro      quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Quando a gente ama um tema e vive um propósito a partir dele, atraímos situações e pessoas que nos fazem viver, refletir e crescer com ele. E festejar!

 

Esses dias tive a alegria de participar do FESTA DE CASAMENTO MAIS INTERCULTURAL da minha vida. Uma experiência linda, cheia de charme, amor e muita diversidade! Foram 15 horas de estrada atravessando a Inglaterra, as montanhas, lagos e castelos escoceses para chegar em uma fazenda no Norte da Escócia, lugar da festa. Que estava mais para um Wedfest - festival de casamento, pois passamos 4 dias em celebração.

 

 

Mas por que intercultural?

 

 

Bem, porque a noiva é sueca, o noivo polonês. Se conheceram na Inglaterra, decidiram casar quando estavam em Bali. O padrinho é italiano, a madrinha inglesa. Entre os convidados, Rodrigo e eu éramos os únicos brasileiros no meio de poloneses, italianos, ingleses, australianos, etc. Veio gente de outros cantos do mundo e formamos uma pista de dança multicultural das boas! Cada um com seu gingado e estilo, pois seguir um  único padrão não estava valendo nessa festa - de vestir, dançar, celebrar. Os pedidos dos noivos foram muito claros: venham como quiserem, fiquem a vontade e sejam quem vocês são! Tinha gente de kilt (típica vestimenta escocesa), de vestido, de terno, de jeans e até galocha. E todos estavam belos.

 

 

 

 

 

 

A cerimônia teve o som do mar, das gaivotas, dos votos amorosos e comprometidos dos noivos e as sábias palavras de uma cerimonialista humanista. Foi uma das mais tocantes que já ouvi (e senti!). E também teve o som das mais diversas exclamações de celebração a todo feliz instante:  Yaaay!   (ingleses) Hurraaa! (poloneses e suecos) Auguri! (italianos) Uhuuu! (nós, brasileiros)

 

 

Foram dias em espírito de comemoração e boas amizades. E não bastasse sermos todos estrangeiros em terras escocesas, a festa aconteceu dentro de tendas norueguesas. Foi demais! Soa um tanto chique, mas a realidade é que foi simples, charmoso e diferente para todos que apreciavam todo aquele encanto. Haviam luzinhas, velas e mimos para todos os lados.

 

 

 

 

 

 

Cada detalhe foi pensado em tornar aquele um momento inesquecível e confortável - as cobertas, a fogueira, as lanternas chinesas sendo sopradas pelo fogo e vento aos céus, a comida, a perfumaria.  Pequenos elementos que fizeram toda a diferença. Teve DJ italiano e uma banda escocesa ensinando coreografias típicas que renderam muito suor e boas risadas. Até um bar servindo mojitos e caipirinhas feitas com capricho pelo padrinho italiano que morou 02 anos na Bahia e tinha uma barraca na praia. Tudo feito por amigos em atmosfera de colaboração.

 

 

Durante o dia, haviam bicicletas a disposição para explorarmos a área. Também tinham jogos e áreas de descanso. Fomos formando grupos de prosa e troca em cada canto daquele lugar de natureza linda.E novas amizades nasceram ali.

 

 

 

 

 

 

Isso tudo foi intercultural de verdade não apenas por sermos de diferentes culturas, mas pelas atitudes gentis que direcionamos uns aos outros. E mesmo escutando um polonês aqui, um italiano ali, todos nos entendíamos pelo inglês e pelos sorrisos sinceros. Pela curiosidade sobre a origem e vida de cada um.

 

 

Eu diria que se tratando de fazer e manter boas amizades interculturais é preciso uma generosa xícara de CURIOSIDADE, muitas colheres de INTERESSE e quilos de RESPEITO e GENTILEZA. Com esses ingredientes de qualidade elas crescem, ficam deliciosas e atraentes como um gostoso bolo de chocolate. A gente não se cansa delas, quer sempre um pedacinho a mais.

 

 

Com esses ingredientes também descobrimos novas realidades, entendemos porque as pessoas são como são e nos desprendemos de uma única visão de mundo - e de festa.

 

 

O que eu vi de diferente das nossas festas por lá? Na cerimônia havia apenas uma madrinha com a noiva e um padrinho com o noivo. E o foco não estava na decoração, na grande quantidade de comida e bebida, ou no glamour da roupa. Mas sim no bem-estar dos convidados e em como eles iriam se sentir a cada momento. E nos sentimos muito bem. Foi mágico!

 

 

Tack så mycket, Alex!

Dziękuję Ci bardzo, Maciek!

Muito obrigada, amigos!

 

Comentários

Gabriela Ribeiro Psicóloga e Treinadora Intercultural

Gabriela Ribeiro

 

Sou psicóloga e treinadora intercultural apaixonada e curiosa por esse planeta, por diferentes culturas e migrações. Paixão que me leva a desbravar diferentes lugares e formas de viver - e sentir na pele as dores e delícias da vida no exterior. Atualmente vivo em Londres, já morei na Nova Zelândia, fiz um mestrado em Comunicação Intercultural na Suiça e estive em 31 países.  Há 12 anos entendi que a minha missão é ajudar as pessoas a serem felizes longe de casa. Ou melhor, é ajudá-las a se sentirem em casa  em qualquer lugar do mundo, convivendo com a diversidade cultural e sendo o melhor que puderem ser. Para si e para os outros.